O dia em que decidi criar um podcast

Olá, caros amigos, ouvintes, conhecidos e viventes deste magnífico mundo!
A ideia de criar um podcast surge em 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) anuncia que este ano seria o Ano Internacional dos Enfermeiros e das parteiras.
A nível pessoal, e sendo eu enfermeira, esta foi a minha forma de homenagear os meus colegas e de prestar a minha homenagem aos heróis de saúde que, apesar de muitas vezes exaustos, nunca deixam de cuidar dos que precisam.
Com este reconhecimento, a OMS, chamou a atenção para profissionais extraordinários, que alicerçam muito o mundo da saúde.
Mas porque é que 2020 foi o ano escolhido para dedicar aos enfermeiros?
Bem, primeiro porque a velhinha, Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna, "a dama da lamparina" fez neste ano 200 anos do seu nascimento. Florence que nasceu a 12 de Maio de 1820, acreditava no poder de trabalho e na transformação que as enfermeiras trariam para a Saúde mundial, facto atualmente inegável.
Segundo, porque atualmente os enfermeiros constituem a maioria da força mundial de saúde, especialmente nas nações ocidentais. Geralmente estão na linha de frente dos cuidados e, em alguns casos, são o único provedor de saúde, em especial em países em desenvolvimento.
Terceiro , porque não obstante dessa responsabilidade e dessa importância continuamos a ter um grande défice de profissionais da enfermagem a nível mundial. Portugal é dos Países da OCDE com o mais baixo rácio de Enfermeiros/1000 habitantes. A média dos Países da OCDE situa-se nos 9.3 Enfermeiros/1000 habitantes e Portugal tem no SNS 4.2 Enfermeiros/1000 habitantes. Prevê-se que o emprego para enfermeiros, a nível mundial, deverá crescer 12% até 2028, um crescimento muito mais rápido do que a média de todas as profissões. Os EUA precisarão de mais 200 mil enfermeiros por ano até 2026.. Isto sem termos em conta a influência que a pandemia trouxe para a nossa vida e o impacto que acarreta nos cuidados à população.
Este foi o mote para lançar este projeto e assim num pulo aqui vamos...
Acompanhem-nos!