À conversa com Sofia Simões - Enfermeira/missões humanitárias

Enfermeira no bloco operatório dedicada a missões humanitárias
Enfermeira desde 2002 pela Escola Superior de Enfermagem de Viseu, inicia a sua carreira profissional no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, no serviço de bloco operatório, pouco depois ruma para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC),onde abraça o centro de cirurgia cardiotorácica trabalhando no bloco operatório e acompanhando de perto inúmeros transplantes cardíacos sob a égide do famoso cirurgião Manuel Antunes e de uma equipa de enfermeiros médicos e técnicos de alto gabarito.
Em 2011 inicia funções de enfermeira no bloco operatório do Hospital CUF Infante Santo, continuando ligada à cirurgia cardíaca, agora com o cirurgião, José Fragata voando também pela especialidade de neurocirurgia onde trabalha de perto com o João Lobo Antunes.
Por motivos pessoais regressa à terra mãe em 2016 e embarca na aventura de abertura do Hospital CUF Viseu onde permanece até hoje desempenhando funções de enfermeira de coordenação no bloco operatório.
Aliada a esta experiência, num sentido humanitário e de ajuda ao próximo, realiza missões humanitárias em diferentes contextos e países. Em 2008 vai a Moçambique ao Instituto do coração na cidade de Maputo, em colaboração com a ONG Cadeia da Esperança, com sede em Inglaterra, colaborando na realização de intervenções cardíacas na sua maioria em bebés, crianças e adolescentes.
Em 2018 faz voluntariado em Cabo Verde, junto de uma organização que apoia crianças desfavorecidas, dando enfoque à promoção da saúde infantil, e neste último ano em 2020, realiza uma missão de trabalho humanitário, em cooperação com os médicos sem fronteiras (MFS) no campo de refugiados em Gambela na Etiópia.
Esta é a enfermeira Sofia, uma curiosa pela vida, justa e sempre correta, apaixonada por ajudar os outras a quem dá sempre o melhor de si.
Não percam esta conversa no Spotify...