À conversa com Maria Luísa Ximenez - Enfermeira Chefe do Hospital Amadora Sintra/Ativista dos direitos da classe

A nossa convidada desta semana é a mais famosa e conhecida enfermeira que até hoje tive o prazer de conversar. Seu nome é Maria Luísa Ximenez, Enfermeira Chefe no Hospital Amadora Sintra, mãe de 3 filhos, Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação e membro dos órgãos sociais da Ordem dos Enfermeiros.
A Enfermeira Aguiar Câmara tem uma história consigo que é apaixonante e que vale a pena conhecer. Apontada por todos como um exemplo de liderança e companheirismo, coerente nas palavras e nas ações, ativista e militante convicta com vista a uma mudança social e política, da enfermagem, que dinamiza frequentemente de forma pública e sem medos nos meios de comunicação social.
Desde sempre, foi uma pessoa de causas e de lutas desinteressadas, mas que assume maior visibilidade, junto da sociedade e do grande público, quando em Setembro de 2017 se associa à luta dos enfermeiros especialistas, que pedem por melhores condições de trabalho e justo reconhecimento da carreira. Sendo chefe, assume uma posição pública pouco comum à grande parte dos gestores de enfermagem, com coragem e sem medos.
Para ela, estar numa posição de gestão é o local de maior responsabilidade dentro da equipa porque sente que é neste papel que pode de forma mais direta, ajudar os enfermeiros a crescer, a terem orgulho neles próprios e a acreditar neles. Só assim, segundo diz, consegue CUIDAR, porque "cuidar dos enfermeiros, é de forma indireta cuidar dos doentes".
Em 2018, é-lhe atribuída uma Homenagem Carreira - Gestão, pela Ordem dos Enfermeiros pelo exemplo daqueles que contribuem para a dignificação da Enfermagem enquanto profissão.
Não percam esta conversa!